top of page

Dicas básicas de Fotográfia para Arquitetura

A arquitetura e a fotografia são grandes aliadas, ajudando-se mutuamente. Enquanto a fotografia procura ressaltar tudo o que existe de mais belo na arquitetura, esta última serve de material para imagens poéticas, inspiradoras, inusitadas e belas. Mas qual seria a melhor forma de se retratar prédios, casas e interiores?

(Fonte da imagem-Cuba Gallery)

Tudo depende do propósito da fotografia, já que existem imagens mais informativas, e outras que são puramente artísticas. Isto é, se você precisa informar ao retratar um prédio, por exemplo, para que alguém saiba como ele é, vai precisar ter uma abordagem diferente do que seria para uma imagem que tem por objetivo principal capturar algo belo.

Fotografia informativa

Imagine que você precisa enviar uma imagem para um amigo ou cliente seu mostrando uma construção qualquer. O objetivo é que ele veja a imagem e saiba exatamente do que se trata, e entenda o que está sendo mostrado. Observe bem o prédio ou casa que deseja fotografar, vendo-os de vários ângulos e distâncias diferentes. Tente aplicar um enquadramento para conseguir uma composição bonita e completa.

(Fonte da imagem: Ana Nemes)

É importante saber o que precisa estar na fotografia, como estruturas, janelas e paredes específicas, e o que pode ser tirado fora. Na fotografia acima, por exemplo, o que precisava aparecer era a estrutura em forma de olho e suas rampas. Já o prédio branco retangular atrás pôde ser cortado sem problemas. Em fotografias de interiores, abuse de lentes com um ângulo de captura grande para que seja possível mostrar o máximo em uma só imagem. Não é por que você precisa mostrar tudo com fidelidade ao real que não se torna possível deixar a foto mais bonita ou artística. Portanto, utilize a iluminação (natural ou não”flash”) a seu favor, criando fotografias de ambientes mais aconchegantes.

Preste atenção também nas texturas e materiais existentes nos ambientes internos e nos prédios e casas, e veja como esses fatores se comportam com as diferentes iluminações durante o dia, para escolher a melhor hora para fotografar o que precisa ser documentado para seu cliente ou amigo.

(Fonte da imagem: Jokullinn)

O enquadramento faz toda a diferença

Vale ressaltar, já que na fotografia de arquitetura isso é muito importante. Preste muita atenção nas linhas, retas ou curtas, e no efeito que isso pode causar na imagem, quando olhadas a partir de um ângulo diferente. Tente tirar o seu observador de um lugar comum, forçando-o a adotar um ponto de vista pouco usual.

Aproveite as linhas retas para criar uma composição. Os principais elementos que devem ser levados em conta no enquadramento são: linhas retas, curvas, objetos diferenciados (enfeites, objetos de época, decorações, detalhes em geral etc...), texturas e cores contrastantes, simetrias, luz e os elementos arquitetônicos usuais, como janelas, portas, arcos, escadas e outros. Combine e misture esses elementos, criando uma fotografia rica.Agora que você já sabe o que procurar, é mais fácil pensar em como enquadrar isso para que a fotografia se torne interessante.

Utilize a profundidade de campo para criar imagens com várias camadas, ou imagens “chapadas”, causando diferentes sensações. A verdade é que o fotógrafo precisa conferir ao elemento arquitetônico uma personalidade, um sentimento, seja ele força, fraqueza, alegria, medo, drama ou outros. Por exemplo, a luz atravessando a janela e iluminando um quarto bem arrumado traz um sentimento de conforto para a foto, já a mesma luz atravessando a janela e iluminando um cômodo sem nenhum móvel ou objeto, traz um sentimento de solidão, de vazio. Saiba aproveitar essas sensações usando-as a seu favor!

“Fotografar prédios, casas e interiores não é uma tarefa difícil, porém requer um olhar mais apurado para que seja possível identificar o que vale a pena ser visto. Comece a observar o ambiente ao seu redor com mais cuidado e, acompanhado de uma câmera, registre novos pontos de vista”

Comments


Featured Posts
Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page